quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eu e os Livros #1

Começa aqui uma nova rubrica, ou lá como lhe queiram chamar. Sempre que acabar um livro, prometo vir cá fazer um balanço. E o meu último livro, acabadinho ainda hoje, foi "As Luzes Brancas de Paris" de Theresa Révay. Não conhecia a autora mas arrisquei, e confesso que fiquei muito bem impressionada. A leitura em nada me custou, prendeu-me em todos os bocadinhos. Aborda, essencialmente, o amor entre dois jovens durante o tempo em que Hitler ascendia ao poder, enquanto nos descreve o ambiente em que as populações de Berlim, Paris e Rússia se viam inseridos. É muito detalhadamente que nos faz chegar ao coração a dor de todos os Judeus, a impotência dos heróis perante tal personagem, os sentimentos de injustiça e satisfação em contraste. A verdade é que não resisto a livros que me viabilizam conhecimentos de outros tempos, principalmente de tempos tão marcados como a ascensão nazista e o extermínio da população judia, e este é daqueles que desejamos voltar a ler e reler, para que cada detalhe nos fique na memória, como se quisesse abarcar todas as páginas, todos os bocadinhos daquele amor tão massacrado e, ainda assim, grandioso. Tenho de recomendar, e permito-me utilizar a palavra 'vivamente', de leitura obrigatória.
Gostava de acrescentar uma espécie de classificação, mas tenho de confessar que não tenho jeitinho nenhum, para além de que me custa muito fazê-lo. Portanto, assim fica.

Sem comentários: